Arquivos da categoria: Saúde

Horário para fazer exames de sangue

Dúvida que tenha alguma pessoa que goste de fazer exame de sangue, tem pessoas que tem pânico somente de pensar em agulha, sangue, enfim.

Mas muitas vezes não tem como fugir desta situação e exames de sangue são fundamentais para um correto diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças.

E a maioria dos exames de sangue requer alguns cuidados, e um deles é estar em jejum, por isso antes de fazer o exame de sangue pergunte ao seu médico ou no laboratório que vai realizar o exame da necessidade de estar em jejum para o exame.

E no caso da necessidade de estar em jejum, você fica na dúvida, qual melhor horário para fazer o exame?

Eu particularmente acho que o melhor horário para realizar exames de sangue é no período da manhã, de preferência na primeira hora, pois você irá acordar em jejum, vai para o laboratório, faz a coleta de sangue para o exame e pronto, já pode se alimentar e seguir o dia normalmente!

Subir pela escada ou elevador

Quando alguém te pergunta, se você acha melhor subir pela escada ou elevador, a resposta para ser obvia, onde você responderia que seria o elevador, mas se analisar com um pouco mais de calma, você facilmente responderia que o melhor é utilizar a escada.

Mas porque é melhor subir pela escada?

Bem, a resposta é simples, caso você more a poucos andares, subir alguns andares de escada faz o maior bem para a sua saúde, pois além de praticar uma atividade física, você queima calorias que ajuda você emagrecer e perder peso, sem contar que economiza energia do condomínio.

Eu por exemplo moro em um edifício de apenas 3 andares que possui elevador, e por morar no terceiro e ultimo andar utilizo com freqüência o elevador, pois a preguiça é grande em subir esses três andares pelas escadas.

Mas nas últimas semanas estou optando por utilizar as escadas, nos primeiros dias as dores nos joelhos até apareceram, mas agora após algumas semanas consigo subir rapidamente os três andares, sendo que deixei o elevador somente para quando volto do mercado com as compras.

Que tal você começar a experimentar e utilizar mais as escadas no seu prédio? Tenho certeza que a sua saúde irá agradecer e a conta de energia elétrica do condomínio também.

Maneira de parar de roer unha

Todos nós temos algum tipo de mania, porém algumas manias são bem desagradáveis e uma delas é a mania de ficar roendo unha, pois é como um vício e quando você menos espera lá esta você roendo as unhas novamente.

E essa mania desagradável, além de destruir as suas unhas pode gerar outros problemas de saúde, afinal você esta a todo momento colocando o dedo na boca, e muitas vezes a sua mão esta suja, seja por estar fazendo algum trabalho manual, contando dinheiro, enfim, isso tudo acaba trazendo bactérias até a sua boca.

Agora você deve estar se perguntando, qual a melhor maneira para parar de roer as unhas?

Bem, eu já tive essa mania, e o que me fez parar de roer as unhas é estar atento e muita disciplina, e toda hora que me dava vontade de roer as unhas eu me segurava, até passar a vontade de roer a unha, e assim foi por algumas semanas, até perder essa mania.

Em resumo, o melhor a fazer para parar de roer as unhas é se conter, e não “cair em tentação” de dar aquela “roidinha”, pois com tempo você vai perdendo a mania e não vai mais querer roer as unhas.

E você amigo leitor que já passou ou ainda passa por essa fase de estar sempre roendo as unhas, quais são as suas dicas e “macetes” para parar?

Termômetro digital ou com mercúrio-Febre

Alguns dias atrás acabei ficando mal no período da tarde, e não demorou muito para esse mal estar acabar se transformando em febre, então resolvi passar em uma farmácia para comprar alguns medicamentos, como anti-térmicos para cortar a febre.

E como não tinha um termômetro para medir a temperatura, perguntei ao atendente sobre a questão dos termômetros, quais os modelos ele tinha para vender e os preços.

E nesta farmácia que eu fui, tinha termômetros digitais e de mercúrio para vender, sendo que o termômetro digital custava 14 reais e o normal(mercúrio) 6 reais, então perguntei qual era melhor, então ele me explicou que a vantagem do digital é ter o resultado visível mais facilmente, principalmente a casa dos décimos, já no termômetro de mercúrio é preciso ter uma vista melhor para poder saber qual a temperatura corporal correta.

E após essa explicação levei para casa um termômetro digital para medir a temperatura, pois quando o assunto é febre não podemos descuidar.

E por falar em febre, quando a temperatura do seu corpo ultrapassar 37,5 °C quer dizer que você esta com febre.

E na sua opinião, qual é o melhor termômetro para medir a temperatura do corpo, para saber se esta com febre, é o digital ou o simples com mercúrio?

Anticoncepcional pílula injetável ou adesivo

Como no artigo anterior falamos sobre métodos contraceptivos, achei interessante abordar o assunto específico dos anticoncepcionais, pois é comum receber email de mulheres querendo saber qual o melhor tipo de anticoncepcional.

E como sempre falo, a internet não deve servir como consultório médico, pois pode ser perigoso para a sua saúde, mas é interessante utilizar a internet como um meio de informação e conhecimento e poder assim conversar com seu médico a respeito das suas dúvidas.

E quando falamos de anticoncepcional, você deve seguir da mesma forma, e também realizar uma consulta e acompanhamento médico, e não seguir a dica de alguma amiga que disse para você que determinado tipo de anticoncepcional é bom, pois para a sua amiga pode até trazer bons resultados, mas para você o resultado pode não ser o mesmo.

Então você que deseja começar a tomar anticoncepcional, o melhor a fazer é realizar uma consulta médica e questionar seu médico e pedir informações e detalhes dos tipos de anticoncepcionais que existem atualmente, que são as pílulas, injetáveis e adesivos, pois ele irá te explicar quais os pontos positivos e negativos de cada um, e assim você juntamente com seu médico poderão decidir qual melhor anticoncepcional para você.

E para te ajudar, segue um breve comentário sobre esses três tipos de anticoncepcionais:

- Pílula:
É o mais utilizado pela maioria das mulheres, porém requer disciplina, pois as pílulas devem ser tomadas diariamente de preferência no mesmo horário, e o fato de esquecer de tomar a pílula algum dia diminui a eficácia;

- Adesivo:
Possui os mesmos hormônios da pílula, porém tem a vantagem de não precisar tomar a pílula diariamente;

- Injetável (Injeção):
Existem injeções de anticoncepcionais que podem ser tomadas a cada três meses, a grande vantagem neste caso é não precisar lembrar de tomar as pílulas todos os dias.

Bem, agora você ficou sabendo um pouco mais sobre esses três tipos de anticoncepcionais, e como já citei várias vezes no inicio deste texto, os anticoncepcionais orais ou injetáveis assim como qualquer outro medicamento de tarja vermelha só devem ser tomados com indicação e acompanhamento médico, pois automedicação além de trazer riscos para a sua saúde, o uso incorreto de anticoncepcionais reduz a sua eficácia e pode resultar em uma gravidez indesejada e não planejada.

Método contraceptivo

Atualmente existem diversos métodos contraceptivos, que são utilizado pelas mulheres para o planejamento familiar, entre os mais comuns e utilizados podemos citar:

– Pílulas;

– Injetável;

– Adesivo;

– Ligadura de Trompas;

– Camisinha masculina;

– Tabelinha;

– Camisinha feminina;

Devido a existência destes vários métodos é comum as mulheres ficarem sempre na dúvida a respeito de qual melhor método contraceptivo, e para definir qual o melhor para você, o melhor a fazer sempre é consultar um(a) médico(a) ginecologista, pois ele poderá te explicar com mais detalhes quais os lados positivos e negativos de cada método, e qual o melhor para cada caso.

Desta relação os mais seguros e ficasses são os anticoncepcionais e a camisinha masculina, sendo que a camisinha tem outro fator bem importante, que além de prevenir de uma gravidez indesejada também protege de doenças sexualmente transmissíveis.

Além da camisinha masculina um dos métodos contraceptivo mais utilizado pelas mulheres, é a pílula anticoncepcional, e mesmo você escolhendo ela como método contraceptivo, é importante você consultar um(a) médico(a), para que ele indique qual a melhor marca de anticoncepcional, pois alguns podem fazer você reter líquidos ou ganhar peso, por isso a importância do acompanhamento de um profissional da área da saúde.

Tipo de mochila escolar infantil

Nesta época de volta as aulas, tem muitos pais que como de costume deixam a compra do material escolar, uniforme e mochila para a ultima hora, e isso já não é nenhuma novidade para o brasileiro não é mesmo?
E neste artigo vamos tratar de um tema muito especial, que é a questão da mochila escolar que seu filho utiliza, e da importante de escolher a melhor mochila para o seu filho, afim de evitar problemas de saúde como dores nas costas, braços, ombro e até mesmo problemas mais sérios como escoliose.

Atualmente é possível encontrar os mais diversos modelos e tipos de mochilas escolar infantil, e como em todas as áreas existe sempre as que são as melhores.

E os modelos de mochilas mais vendidas e conhecidas são aquelas que o estudante leva em suas costas ou aquelas de rodinhas, onde a criança evitar carrega todo o peso do material escolar nas costas.
Eu particularmente acho que os modelos com rodinhas melhores para as crianças, pelo fato de não forçar a coluna e ombros.

Mas claro, as mochilas de rodinhas também requerem cuidados no momento da compra, e os pais devem escolher um mochila onde o puxador seja adequado para a altura da criança, sendo importante também orientar a criança a estar sempre alternando o braço com que puxa a mochila, para evitar assim o esforço muito grande em apenas um braço.

Para quem prefere comprar mochilas sem rodinhas, também deve estar atendo a algumas características como tamanho e acabamento das mesmas, para isso recomendo a leitura do artigo sobre cuidados na compra da mochila escolar, via tudolink.com.

Bem, espero que esse artigo possa ser realmente útil na momento de comprar uma nova mochila escolar para o seu filho(a).

Maneira de evitar dentes amarelados

A pouco publiquei um artigo falando sobre a minha experiência em estar realizando clareamento dentário a laser, e abrindo espaço para todos deixarem suas experiências e comparações com o clareamento caseiro e sobre qual é o melhor.

E para dividir melhor os assuntos, estou criando este novo artigo onde vou citar as melhores maneiras de evitar ter os dentes amarelados e manchados, e isso tudo é claro ouvir da minha dentista e acredito que seja bem interessante citar neste espaço para que todos possam ter um sorriso mais bonito e branco.

O que você deve evitar para ter os dentes sempre brancos:

- Fumar, como todos sabemos fumar faz um mal tremendo para a saúde, e também para os seus dentes pois as substancias do cigarro como a nicotina acabam deixando manchas amareladas nos dentes;

– Café, para quem é viciado em café como é meu caso, deve evitar o consumo exagerado, de preferência tomar café com leite, pois assim evitará que a cafeína acabe manchando os seus dentes, isso também vale para o chá, coca-cola e demais bebidas a base de cafeína;

– Evitar Bebidas, Sucos e alimentos em excesso que possuam corantes e pigmentos fortes, como por exemplo o vinho, uva preta, beterraba e sucos artificiais com alta concentração de corantes;

Bem, essas são com certeza algumas das melhores dicas de prevenir e evitar as manchas e dentes amarelados, mas não podemos esquecer que o excesso que prejudica, mas se consumido moderadamente não terá grandes problemas, já essa regra não vale para o cigarro que seja em pouca ou grande quantidade irá sempre fazer mal, seja para os seus dentes ou para o seu organismo como um todo.

Caos queira acrescentar mais alguma dica ou sugestões a este texto fique a vontade em enviar seus comentários.

Clareamento dental caseiro ou a laser

Após 3 longos anos utilizando aparelho fixo nos meus dentes, cheguei ao fim do “martírio”, pois enfim tirei aparelho fixo e agora estou utilizando somente o móvel.

E como a maioria das pessoas fazem, após tirar o aparelho é sempre bom realizar uma geral no dentes, como restaurações e pequenos defeitos que ficam após o longo uso do aparelho fixo nos dentes e claro realizar um clareamento dental, para deixar os dentes bem branquinhos.

E sobre isso que vou escrever neste artigo, pois acabei de realizar o clareamento a laser na parte superior dos meus dentes, foram duas seções, a próxima será nos dentes inferiores e já esta agendada para a próxima terça feira.

E como acredito que muitas pessoas tenham dúvidas e perguntas a respeito do clareamento a laser e do caseiro, estarei relando a minha experiência pessoa agora, pois acredito que será útil a todos.

Bem, antes de realizar o clareamento a laser, conversei com outras pessoas que já haviam feito, pois já tinha ouvido e lido muitos relatos de que após o clareamento os dentes ficam bem sensíveis, e praticamente todas as pessoas que fizeram a laser confirmaram a sensibilidade nos dentes.

No meu caso a sensibilidade aconteceu, mas não da pior forma que eu estava imaginando que seria, pois existiu um sensibilidade considerável algumas horas após o clareamento, porém no outro dia já esta praticamente 100% com um pouco de sensibilidade apenas ao tomar algo quente ou frio, mas nada tão insuportável assim como já ouvi algumas pessoas relatando.

E assim que eu realizar o clareamento nos dentes inferiores estarei atualizando com maiores informações, pois talvez na arcada dentária inferior a sensibilidade seja maior.

E quanto ao método do clareamento caseiro eu nunca fiz, pois queria um resultado mais rápido, e tenho isso com o clareamento a laser, até questionei uma amiga minha que é dentista sobre a eficiência do clareamento caseiro, ela me informou que é tão bom quanto o clareamento a laser, porém é mais lento, e precisa fazer a “moldeira” que é utilizada principalmente a noite.

Desta maneira posso concluir que ambos os métodos de clareamento são eficientes, porém com os prós e contra de cada, uma vez que o a laser é mais rápido, porém consideravelmente mais caro que o clareamento caseiro que por sua vez é mais lento.

Sendo assim, deixo esse espaço aberto a todos que queiram fazer algum tipo de pergunta ou relatar as suas experiências, e caso já tenha feito alguma vez o clareamento em casa e o a laser, pode informar qual foi o melhor método para o seus dentes.

Cheiro e sabor de camisinha-preservativo

A maioria do produtos vem evoluindo com o passar dos anos, e com os preservativos, popularmente conhecidos como camisinhas, não é diferente.

E como sabemos o preservativo é um grande senão o maior aliado na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e um do melhores métodos contraceptivo.

E as camisinhas além de evoluírem na questão de qualidade e conforto, a algum tempo vem sendo inovadas, e é possível encontrar vasta opção de preservativos diferentes, com cheiro e até mesmo sabor, dos mais variados tipos e gostos, como morango, chocolate, limão, hortelã e tantos outros.

Algumas pessoas não abrem mão de comprar camisinhas com cheiro e sabor, já outras preferem a tradicional de látex sem cheiro ou sabor.

Por esse motivo estou criando este artigo, para que o amigo leitor possa deixar seus comentário e opinião sobre o assunto, e para você qual melhor sabor e cheiro de camisinha?

Particularmente acho que o melhor “sabor” é o de morango, pois tem um bom cheiro, não é enjoativo, e é muito melhor o cheiro de morango do que o cheiro de latex da camisinha tradicional.

Já experimentei outras como de menta e chocolate, a de menta é até interessante mas um pouco desconfortável na minha opinião devido a menta, a de chocolate é até legal mas a cor marrom não me agrada muito, por isso prefiro ficar com a de morango, mas gosto é gosto, o importante é experimentar sempre, e concluir qual o melhor juntamente com a sua parceira.